domingo, 5 de janeiro de 2014

Claridade, de Alyson Noël - Opinião

Claridade, de Alyson Noël

Bem-vindos ao Aqui & Agora
Riley Bloom deixou a irmã, Ever, no mundo dos vivos e atravessou a ponte que conduz à vida depois da morte - um local chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora.
Acompanhada pelo seu cão, Botão de Ouro, Riley juntou-se aos seus pais e está prestes a instalar-se numa morte agradável e descontraída quando a chamam para comparecer perante o Conselho. Aí, revelam-lhe um segredo - a vida depois da morte não é só uma eternidade de boa vida e Riley tem de trabalhar. Confiam-lhe, nessa altura, uma tarefa, a de ser uma Apanhadora de Almas, e um professor, Bodhi, um rapaz estranho que ela não consegue compreender bem.

Este livro chegou-me às mãos graças ao Bookcrossing. Por estar de férias forçadas em casa acabo por ter mais tempo para ler e, como tal, este livro foi devorado em pouco mais de um dia.
O termo devorado não se aplica aqui pela qualidade do livro, convenhamos, mas simplesmente pelo facto de não haver muito mais para fazer.
Claridade é um livro simples. Um spin-off da Saga dos Imortais da mesma autora. Já tinha lido Eternidade (podem reler a opinião aqui), a história de Ever, onde a irmã Riley é mencionada umas quantas vezes. Agora vemos a versão de Riley, que não sobreviveu ao acidente.
Riley faleceu naquele acidente que vitimou ainda os pais e Botão de Ouro, a cadela. Mas ao contrário dos pais a jovem de 12 anos teve mais dificuldade em atravessar a ponte e manteve-se presa mais tempo na névoa que separa os dois mundos, atenta aos passos da irmã Ever.
Quando finalmente atravessa a ponte a personagem relata-nos como é o outro mundo e conta-nos o primeiro dia de escola, sim… também têm escola, onde repara no estranho brilho que alguns alunos emanam. E onde conhece Bodhi…
Depois de ser chamada ao conselho, onde a sua vida é analisada, Riley é encarregue de uma missão. Para encontrar o seu caminho será uma caçadora de almas e é-lhe confiada a primeira tarefa em Inglaterra, num velho castelo, onde terá de encontrar o famoso Rapaz Luminoso e convencê-lo a atravessar a ponte. Para isso contará com um guia/professor que, para sua surpresa, se revela Bodhi, o rapaz a quem tantas vezes chamou parvalhão.
O livro é bastante pequeno e fácil de ler. Não é uma obra prima, mas já a série Os Imortais não o é. É apenas umas páginas que entretêm umas horas sem pensar muito. A história, ou a premissa da história, até está interessante. Mas depois “esparrama-se” nas opiniões de uma miúda de 12 anos, numa visão infantil do mundo, e numa linguagem também algo infantil.
Como digo, é um livro interessante quando não temos mais nada para ler e queremos não pensar nos problemas durante algumas horas.

A surpresa? Pasmem… tem continuação…. Não sei bem como, mas tem. Aliás, as primeiras páginas da nova aventura de Riley aparecem logo no fim do livro numa tentativa de entusiasmar o leitor. Comigo não foi muito bem sucedido. Mas nunca se sabe.

5 comentários:

  1. Vários sites dizem que este é o primeiro livro da serie, mas em outros dizem que é RADIANTE. Afinal. qual é a ordem certa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. O título original de Claridade é Radiance. Ou seja, são o mesmo livro com nomes diferentes consoante o país onde é publicado.

      Eliminar
    2. Obrigada. Achei que tinha comprado os livroos errados...

      Eliminar
  2. Adorei seu blog!!! vou acompanhar sempre que puder. (ah só pra dizer sou a anônima acima, estou usando o e-mail da minha mãe)

    ResponderEliminar