segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novidades Asa já nas livrarias


Nunca Digas Adeus, de Lesley Pearse

Separadas pela vida, unidas pelo destino. Num chuvoso dia de outono, Susan Wright entrou numa clínica, matou duas pessoas a sangue-frio e aguardou que a polícia chegasse. Terá sido um ato de loucura? Uma vingança planeada? Susan não parece interessada em defender-se e recusa falar.
O seu silêncio estende-se a Beth Powell, a advogada a quem é atribuído o caso. Beth é uma mulher de sucesso com uma carreira brilhante mas nada a preparara para o momento em que identifica a autora daquele crime tão bárbaro. Quando eram crianças, Beth e Susan juraram ser amigas para sempre. Vinte e nove anos depois, mal se reconhecem.
Mas as memórias dos verões felizes das suas infâncias são suficientemente poderosas para as unir de novo. Enquanto as provas contra Susan se acumulam, elas partilham recordações e revelam os segredos que ditaram o rumo das suas vidas. A amizade entre as duas mulheres torna-se cada vez mais forte mas sobre uma delas pende a implacável mão do destino...



Safira e a luta contra o cancro, de Patrícia Fonseca

Devem os pais ter o direito de escolher o tratamento dos filhos? E contrariar a opinião dos médicos? Podem os tribunais forçar um internamento retirando a guarda da criança? As medicinas alternativas são eficazes no tratamento do cancro?

Estas são algumas das perguntas que a história de Safira deixou por responder. Safira é uma menina a quem, aos quatro anos, foi diagnosticado um tumor de Wilms, um tipo de cancro tão raro quanto agressivo. Depois da remoção cirúrgica do tumor, os pais recusaram novas sessões de quimioterapia e iniciaram um processo legal sem paralelo em Portugal. A família comunicou a decisão e o corpo clínico do Instituto Português de Oncologia denunciou o caso à Comissão de Protecção de Menores e Jovens em Risco. O Tribunal de Menores decidiu de imediato, sem ouvir os pais, que a criança teria de cumprir os seis meses de quimioterapia prescritos.
A polícia ainda lhes bate à porta mas a família andava à procura de soluções. Descobriram-no na vacina células dendríticas, um tratamento ainda em fase experimental que usa células específicas do sistema imunitário da menina colocadas em contacto com uma amostra do tumor para aprenderem a combatê-lo. Essas células são posteriormente replicadas em laboratório e de novo injectadas no organismo. O cientista que as descobriu, o alemão Ralph Steinman, recebeu no ano passado, o Nobel da Medicina, tornando-se a primeira pessoa a recebê-lo a título póstumo – morreu três dias antes, vítima de cancro.

Seis meses depois da Grande Reportagem da SIC – vista por 1, 3 milhões de espectadores, a maior audiência desse programa em 2011 - e da capa da Visão, Safira continua em tratamento. Levou nova vacina em Março e encontra-se “em total remissão”. O prognóstico “não podia ser melhor”. “Sabemos que o tumor pode regressar. A nossa decisão foi tomada conhecendo todos esses riscos”, garante a mãe. Os pais criaram entretanto uma associação que pretende estimular o debate em torno da liberdade de escolha médica e da necessidade de usar abordagens complementares para um objectivo comum: a cura. Como não existe uma lei querem que essa hipótese seja defendida em legislação a apresentar na AR.



Irmãs de Verão, de Judy Blume

Vix Leonard tem doze anos quando conhece a estonteante e temerária Caitlin Somers. À medida que os dias de aventuras ousadas dão lugar a noites de descobertas tímidas, Vix e Caitlin aproximam-se ainda mais, graças às dificuldades do processo de crescimento, ao refúgio na sensação de pertencerem a alguém e ao pacto de Nunca Serem Vulgares… Até ao verão arrasador em que um rapaz da terra altera…

No verão de 1977 o mundo de Victoria Leonard iria mudar por completo, quando Caitlin Somer a escolhe como amiga. A estonteante e aventureira Caitlin acolhe Vix no seio da sua grande e excêntrica família, abrindo-lhe as portas a um mundo de inimagináveis privilégios, arrastando-a para temporadas de férias em Martha’s Vineyard um local encantado onde as duas se tornam “irmãs de verão”.
Agora, anos mais tarde, Vix trabalha em Nova Iorque. Caitlin está prestes a casar-se na Vineyard. A magia que as unia durante a sua longa e complexa amizade quase desapareceu. Mas Caitlin implora a Vix que venha ao seu casamento para ser sua Madrinha. E Vix sabe que vai – porque quer perceber o que aconteceu naquele último e triste verão. E, ao fim de todos estes anos, ela precisa de saber se a sua melhor amiga, a sua irmã de verão, ainda tem o poder de lhe partir o coração.


Sem comentários:

Enviar um comentário